Utsuro Bune; A lenda de contato imediato no Japão feudal

A lenda de Utsuro bune chega até nós através de dois livros de contos publicados logo depois do shogunatsu, o período das guerras civis no Japão, durante o Período Edo: “Toen Shousetsu” editado em 1825, e “Ume no Chiri”, em 1844.

Em ambos, encontramos a história de uma mulher estrangeira em um barco oco (Utsuro Bune). Quem seria essa misteriosa figura feminina que desembarcou em terras japonesas em um estranho meio de transporte?

utsuro-03

Na obra Toen Shousetsu, encontramos a história “utsurobune no banjou”, a mulher estrangeira no barco oco, que nos contra que, em 22 de fevereiro de 1803, em Harayadori, na província de Hitachi, ao nordeste do Japão, foi avistado um estranho barco. No “Ume no Chiri”, a história se passa em 24 de março do mesmo ano. Ambas contam o mesmo relato, cada um com suas próprias palavras, sobre uma bela mulher estrangeira em um oco barco circular.

Utsuro Bune tinha aproximadamente três ken (18 pés ou cerca de 5 metros). Seu fundo era feito de metal, o que lhe conferia proteção sobre os rochedos submersos, e seu teto tinha uma abertura de vidro com resina, o que permitia que as pessoas vissem o seu interior.

Lá encontraram uma mulher de cabelos e sobrancelhas cor de fogo e rosto rosado, e seu cabelo possuía ainda mechas brancas que não pareciam verdadeiras. Ela aparentava ter 20 anos de idade, era bela; sua pele era branca como a neve, e suas vestes eram feitas de um tecido diferente. A mulher falou alguma coisa para eles, mas eles não puderam entender. Então ela apontou para alguns caracteres estranhos escritos dentro do barco. Ali havia uma caixa, dois pedaços de tapete, e algum tipo de comida. Ela não ficou muito tempo. Voltou ao barco e desapareceu no mar.



utsuro-bune-artefact

1802, Utsuro Bune (o Navio oco), objeto desconhecido encontrado na província de Hitachi, Japão

Ao final da história, o autor de Toen Shousetsu sugere se ela não era alguma mulher do Reino Unido, pois um navio britânico havia saído da costa de Uraga, ou americana, ou ainda de Bengala.

A lenda japonesa de Utsuro bune tem sido recontada como um dos primeiros casos de UFOs e contatos de terceiro grau modernos, e ganhou destaque no ocidente após um documentário do History Channel.

Interessante observar que, na época dos relatos, não houve menção a nenhuma especulação de que a mulher misteriosa fosse oriunda de algum lugar que não a Terra. É no mínimo curioso, pois há diversas lendas japonesas sobre habitantes da lua.

Veja o documentário da discovery

(ajuste as legendas para português caso não entenda inglês)

 

Outro vídeo bacana contando a história de Utsuro Bune

 

Fonte: aoikuwanArea51Canal