The Eye; A misteriosa ilha circular que se move e os fenômenos a sua volta

Um mistério que vem deixado o mundo perplexo, especialmente para um grupo de cientistas que estão fazendo o possível para conseguir decifrar . Este é  “The Eye”, ou “O Olho – em português” um pequeno círculo no Delta do Paraná de uma única ilha que se movimenta . Os pesquisadores ainda não têm uma resposta a esse fenômeno estranho.

O olho está localizado entre as cidades de Zárate e Campana, na província de Buenos Aires. No Google Maps, você pode ser encontrado com as coordenadas 34°15’07.8″S 58°49’47.4″W .

A coisa mais estranha sobre esta ilha de 118 metros de diâmetro é que ela é  um círculo quase perfeito e está girando em seu eixo. Isto pode ser visto muito facilmente com imagens de satélite do Google, procurando pelas fotos dos anos anteriores.

The Eye; A misteriosa ilha circular que se move e os fenômenos a sua volta

O terreno que está localizado na superfície da ilha é possui uma vegetação espessa, diferente do que acontece acontece em seus arredores, somado a isso, a água que circunda a ilha é incrivelmente transparente e fria. Certamente existe algo de muito estranho nessa área.

Ele foi descoberto em março de 2016 por um grupo de cineastas que estavam decididos a filmar um documentário sobre lendas urbanas e fenômenos sobrenaturais que ocorrem naquele local. Quando souberam da existência do olho, eles viajaram até lá para vê-lo pessoalmente.

Desta forma, a equipe decidiu a lançar uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) através da plataforma Kickstarter para levantar fundos para a pesquisa e para a produção de um documentário. “Nós descobrimos uma misteriosa ilha perto do rio Paraná que se move e gira sobre seu próprio eixo , ” disse em um comunicado de imprensa Richard Petroni, um engenheiro hidráulico e civil de Nova York, que faz parte do projeto.

“O fenômeno é real e explicaria várias das histórias sobrenaturais relacionados com a presença de OVNIs e outros aspectos paranormais na região” especulou Petroni, que juntou forças com o diretor e produtor de cinema argentino Sergio Neuspillerm, que fez a descoberta.

the-eye-el-ojo-outro-mundo (2)

A campanha de financiamento coletivo, que tinha o objetivo de alcançar 50 mil dólares e por em prática o plano de levar até a misteriosa ilha uma equipe multidisciplinar de cientistas e investigadores tanto das ciências exatas como também do campo ufológico e paranormal, terminou sem sucesso, arrecadando pouco mais de 9 mil dólares. Mas a busca por uma resposta continua:

Base Extraterrestre?

Conforme mencionado acima, a região do “The Eye” seria marcada por uma série de relatos de experiências sobrenaturais por parte dos moradores da região. Fenômenos que envolvem luzes misteriosas e aparições de seres fantasmagóricos.

Cemitério Indígena

Relatos falam da “luz mala” ou “luz fantasma” que rondava a região especialmente sobre um antigo cemitério indígena localizado nas proximidades do “The Eye”.



De acordo com a lenda, a “luz fantasma” representaria a alma dos mortos, que saem dos seus túmulos e perambulam entre os vivos, buscando vingança por terem morrido de maneira trágica. Ela é descrita com uma luz que flutua no ar de maneira silenciosa.

Casas Abandonadas

Diversas casas abandonadas estariam localizadas cerca de 4,4 km de distância, mais a leste da ilha. Os moradores locais relatavam histórias de aparições, espectros e acontecimentos estranhos em casas abandonadas em um mesmo local, identificado como canal “Las Rosas”.

Aparição da “Virgem Maria”

Aparentemente, os moradores locais relatam a aparição da “Virgem Maria” na interseção do Rio Luján e o canal “Las Rosas”, cerca de 6,6 km a sudeste da estranha ilha. Dizem que construíram um altar no local para venerá-la, e desde então as aparições começaram a ser cada vez mais frequentes.

Cemitério de Barcos

Esse “cemitério de barcos” estaria localizado a apenas 2 km do “The Eye”. É questionado inicialmente que os barcos seriam muito grandes para navegar pelo local onde se encontram, e que a forma pela qual chegaram até o local seria um grande mistério.

The Eye; A misteriosa ilha circular que se move e os fenômenos a sua volta

Convenhamos que o fato de existir uma “base alienígena” abaixo desta misteriosa ilha poderia explicar a maioria destas histórias, fatos e relatos mencionados acima.

“The Eye” é realmente uma ilha?

Segundo o Centro de Plantas Aquáticas e Invasivas, da Universidade de Flórida, as vezes o que parece ser uma ilha na verdade é um produto derivado de massas de turfa, lama, e plantas. Em casos extremos, estas “ilhas”, que variam em tamanho, desde centímetros até centenas de acres, podem conter árvores de mais de 15 metros de altura e de 20 a 30 centímetros de diâmetro. Aliás, esse fenômenos acontecem no mundo inteiro, assim como na Argentina, Austrália, Finlândia, Índia, Japão, Quênia e Papua Nova Guiné.

Enfim, veja abaixo uma série de vídeos sobre este local enigmático e inusitado e tire suas próprias conclusões enquanto não temos dados de uma investigação mais palpável ou até mesmo uma resposta definitiva. Paz e luz a todos.

Os vídeos estão em espanhol com legendas em inglês, mas você pode utilizar a tradução do youtube se for necessário para seu entendimento


Confira o vídeo oficial:


Andrea Perez Simondini: Investigadora do fenômeno UFO


Alejandro Agostinelli: Jornalista e repórter


Ariel Lopez – Pesquisador paranormal


Fontes: elojoproject.com | correiodoestado.com.br | assombrado.com.br | infobae.com |