O Povo Lagarto pre-sumério; Artefatos retratando humanoides com aparência de lagarto

É uma visão comumente aceita na arqueologia convencional que a civilização começou no Iraque, na antiga Mesopotâmia com a grande civilização da Suméria . No entanto, há uma descoberta no sítio arqueológico de Al Ubaid, onde foram encontrados muitos artefatos pre-sumérios de 7.000 anos de idade, retratando figuras humanoides com características de lagartos.

A cultura ubaidiana é uma cultura pré-histórica na Mesopotâmia que data entre 4000 e 5500 aC. Tal como acontece com os sumérios, as origens do povo Ubaidiano são desconhecidas. Eles moravam em grandes assentamentos de aldeias em casas de tijolos de barro e desenvolveram arquitetura, agricultura e cultivavam a terra usando irrigação.

povo lagarto pré sumério

Estatuetas de lagartos humanoides do povo Sumério.

arquitetura doméstica incluiu grandes casas em forma de T, pátios abertos, ruas pavimentadas, bem como equipamentos de processamento de alimentos. Algumas dessas aldeias começaram a se desenvolver em cidades, começaram a aparecer os templos, bem como edifícios monumentais , como em Eridu, Ur e Uruk, os principais locais da civilização suméria. De acordo com os textos sumérios, Ur foi considerada a primeira cidade.

O sítio principal onde os artefatos incomuns foram descobertos é chamado Tell Al’Ubaid – embora figuras também foram encontradas em Ur e Eridu. O site Al’Ubaid é um pequeno montículo de cerca de meio quilômetro em diâmetro e dois metros acima do solo.



O sítio foi primeiramente escavado por Harry Reginald Hal em 1919. Figuras masculinas e femininas foram encontradas em diferentes posturas e na maioria das figurinhas, eles parecem usar um capacete e ter algum tipo de preenchimento nos ombros. Os artefatos com figuras de seres de aparência reptiliana seguravam uma espécie de cetro, possivelmente como um símbolo de justiça e decisão. Cada estatueta tem uma pose diferente, mas a mais estranha é que algumas estatuetas femininas mantinham crianças lactantes, com a criança também representada como uma criatura do tipo lagarto.

Povo lagarto pré sumério

Relíquia suméria retratando o povo lagarto.

As figuras são apresentadas com cabeças longas, olhos em forma de amêndoa, rostos longos cônicos e nariz parecido com lagarto. O que exatamente eles representam é completamente desconhecido. Segundo os arqueólogos, suas posturas, como uma figura feminina de amamentação, não sugerem que fossem objetos de rituais. Então, o que esses personagens lagartos representam?

Seja como for, eles parecem ter sido importantes para o antigo povo Ubaidiano. Sabemos que a Serpente era um símbolo importante usado em muitas sociedades para representar vários deuses, por exemplo, o deus sumério Enki, e a cobra foi usada mais tarde como símbolo da irmandade da Serpente, como William Bramley discute. Existe um link entre o símbolo da cobra e as representações dos lagartos? Por enquanto, essas questões permanecem sem resposta.

Mais imagens na galeria abaixo:


Fontes: ancient-origins.net