Áudios; Gravações de diálogos da noite oficial dos OVNIs liberados pela aeronáutica

No dia 19 para o dia 20 de maio de 1986, data que ficou conhecida como a Noite oficial dos OVNIs no Brasil. O caso de maior repercussão e da Ufologia Brasileira.

As naves foram avistadas e captadas pelo radar da Força Aérea Brasileira. Na época, o então Ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Otávio Moreira Lima, solicitou a realização de uma conferência de imprensa para falar sobre o caso.

Na ocasião, vários estados brasileiros receberam a vista de extraterrestres. Essa noite ficou marcada como uma das mais movimentadas no espaço aéreo brasileiro. Nessa noite diversos objetos voadores não identificados, luminosos e esféricos foram vistos nos céus do Brasil. Os discos voadores tinham entre 50 e 100 metros de diâmetro.

Recentemente a Aeronáutica liberou os arquivos de áudio  relacionados relacionados a noite oficial dos OVNIs, documentos que antes, para ter acesso, você precisaria se deslocar até o arquivo nacional em Brasília, e desembolsar a quantia de cerca de R$ 30,00 por minuto de áudio. Hoje, depois de uma parceria entre o BURN e a ouvidoria do Arquivo Nacional, podemos baixar os arquivos originais das conversas entre pilo e torre de controle sobre a noite em questão.


No domingo dia  22 de Maio de 2016 o Fantástico exibiu uma reportagem sobre o assunto, veja:

Veja abaixo os vídeos do Canal BURN com os áudios liberados pela Aéronáutica:

 

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Fontes: sitedecuriosidades, BURN – Brazilian UFO Research Network,