Alienígenas em fachada de catedral na Espanha

Localizados na catedral gótica chamada “Santa Iglesia Catedral Basílica de san Antolín“, na cidade espanhola de Palencia sobre uma das cinco entradas dois personagens enigmáticos foram anexados como um ornamento na porta.

Ao observarmos  esses dois seres percebemos uma nítida semelhança com os seres de um dos filmes “Alien”, o que é muito estranho. Será que se trata de uma piada do do escultor ou alguma mensagem oculta.

repteis-catedral-03

A construção da catedral foi iniciada em 1321 e terminada 1504. O corpo da catedral foi construída logo acima da cripta de San Antolín, dos quais a lenda, na cripta, as relíquias do mártir do visigodo Prince of Narbonne Antolín . Ele morreu no final do século 5 em Toulouse e o rei dos visigodas Wamba, construiu essa cripta em 672 em Palencia para ele. San Antolín (Antoninus de Pamiers) também se tornou o padroeiro da cidade.

A arquitetura exterior da catedral é gótico tardio e em seu interior para misturar elementos do período gótico tardio, o estilo elisabetano, o estilo plateresco e do Renascimento. Aliás, ela também carrega o apelido de “A bela estranha”, porque, ao contrário das outras catedrais espanholas tem uma fachada muito simples, caracterizada por parecer imperceptível, mas seu interior esconde tesouros maravilhosos.

Queremos ressaltar a chamada “porta dos Reis” ou a “Porta de San Juan”, que leva para a fazenda “Plaza de Cervantes”. Ela é a única das cinco entradas que permaneceu fechada ao público desde a sua abertura e é exclusivamente reservada para os reis. Sobre esta porta gigantesca as figuras extremamente misteriosas foram anexadas.


repteis-catedral-01

Há duas criaturas simétricas com corpos humanos e a cabeça desproporcionalmente grande. Eles enfrentam uns aos outros usando a cauda para segurar uma “flor”, que está localizada entre eles. Nas costas também são estruturas estranhas que são uma reminiscência de uma crista dorsal de répteis. O que eles significam e o que eles devem representar, é aparentemente desconhecido.

Uma vez que os “Aliens” foram montados muito alto na fachada, você precisaria de binóculos ou aumentar o zoom de uma câmera para detectar os detalhes interessantes destas formações.

Mas há também figura na fachada, o que pode ser claramente visto a olho nu, e também já parece muito intrigante. Assim, uma grande estátua foi horizontalmente preso à parede externa, que parece ter um dispositivo extraordinário em suas mãos: uma câmera! Mas como o artista do 15o ou 16o século a ideia de representar um dispositivo tal técnica? Neste caso, a solução é muito simples. Ele foi projetado no século 20 pelo arquitecto Jerónimo Arroyo e colocados em memória de um fotógrafo que caiu e morreu enquanto trabalhava no telhado da catedral .

repteis-catedral-02

Estátua em memória de Jerónimo Arroyo, fotógrafo que morreu ao despencar do alto da catedral

Veja no vídeo abaixo ainda mais estranhas criaturas da  Basílica de San Antolín.

 


Fonte: pravda-tv

Veja também